Seminário Orfandade e Direitos
qui., 12 de set.
|Auditório da Câmara Legislativa do DF
No dia 12 de setembro de 2024, a partir das 14h, a Coalizão Nacional Orfandade e Direitos realizará o Seminário Orfandade e Direitos na Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Horário e local
12 de set. de 2024, 14:00 – 20:00
Auditório da Câmara Legislativa do DF, Praça do Buriti - Brasília, DF, 70094-902, Brasil
Convidados
Sobre o evento
Para lutar pelo reconhecimento e visibilidade da orfandade no Brasil, formou-se uma articulação de organizações da sociedade civil, movimentos sociais, pesquisadores, operadores do direito e ativistas sociais, a COALIZÃO NACIONAL ORFANDADE E DIREITOS, tem realizado uma grande articulação nacional para dar visibilidade a essa geração de crianças e adolescentes.
A COALIZÃO NACIONAL ORFANDADE E DIREITOS, agrega organizações da sociedade civil, movimentos sociais, pesquisadores, operadores do direito e ativistas sociais que se mobilizam desde o ano de 2021 com o objetivo de mapear crianças e adolescentes em orfandade. Neste processo de visibilização da orfandade como desproteção social, a Coalizão ampliou o seu espectro de compreensão e incorporou a luta para que hajam atenções públicas a todas as crianças e adolescentes em orfandade no Brasil.
Sobre os Seminários Estaduais Orfandade e Direitos:
Acontecerão em todos os Estados e no Distrito Federal e têm como objetivo geral, mobilizar e sensibilizar o poder legislativo estadual para se aprofundar ética e politicamente na questão da orfandade, visando a construção de uma política estadual universal de proteção integral às crianças e adolescentes em orfandade e de suas famílias, evidenciando as responsabilidades do poder executivo, estadual e municipal.
Cada estado tem um Comitê Estadual Orfandade e Direitos, nos quais já participam atores da sociedade civil organizada e conselhos profissionais e está aberto à participação de outras instituições. Desejamos que nele sejam integrados os deputados e deputadas com afinidade e interesse pela temática, assim como as comissões legislativas afins, o poder executivo, poder judiciário, a defensoria pública estadual e o ministério público, assim como os conselhos de controle social das políticas de saúde, assistência social, criança e adolescente e de direitos humanos.
As atividades ocorrem no dia 12 de setembro no Auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal.
É HORA DE APOIAR AS FAMÍLIAS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM ORFANDADE NO BRASIL!