II PRÊMIO
PAULO FREIRE DE EDUCAÇÃO DA CÂMARA
LEGISLATIVA
Quem é Paulo Freire?
Paulo Reglus Neves Freire
foi alfabetizador, filósofo, pesquisador, escritor e secretário municipal de educação de São Paulo. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica, que entende a educação como meio de mudanças sociais e emancipação humana.
Nascido em Recife, em 1921 e falecido em 1997, o pernambucano é um dos grandes nomes da educação mundial e ficou conhecido internacionalmente por defender uma pedagogia amorosa, dialógica, baseada nas práticas sociais dos sujeitos e com vistas a libertação de todas as formas de opressão.
Entre as inúmeras obras publicadas estão as compõem a trilogia: “Pedagogia do Oprimido”, “Pedagogia da Esperança”, “Pedagogia da autonomia”.
Seu trabalho de alfabetização de adultos também é reconhecido mundialmente. Ele desenvolveu uma didática com processo de ensino-aprendizagem democrático e que ensina o trabalhador e a trabalhadora a ler a partir da sua realidade e criticá-la.
Paulo Freire compreendia que o sujeito aprende para se humanizar. De acordo com o educador, aprender é complemento da formação do sujeito como humano.
Esse grande educador foi nomeado doutor Honoris Causa de 28 universidades em vários países e teve suas obras traduzidas em mais de 20 idiomas. Por toda sua contribuição e importância para a educação, Em 2011, foi sancionada a Lei Distrital nº 4.641, que declara e educador Paulo Freire Patrono da Educação do Distrito Federal e em 2012, foi sancionada a Lei nº 12.612, que o declara Patrono da Educação Brasileira.
O QUE É O
PRÊMIO
O Prêmio Paulo Freire de Educação da CLDF é uma forma de reconhecer publicamente e oficialmente pela CESC, a valorização de profissionais da área da educação, estudantes, familiares de estudantes, estudiosos da educação, ativistas pelo direito à educação e comunidades escolares. Pessoas que se destacam por suas contribuições na promoção do direito à educação, na gestão democrática, no Plano Distrital de Educação e em projetos político-pedagógicos que impactam as escolas públicas e seus territórios.
Apoiar, incentivar, valorizar e fortalecer projetos pedagógicos que estejam alinhados com o Currículo em Movimento da Educação Básica e a Lei de Gestão Democrática da Rede Pública do Distrito Federal.
OBJETIVOS
QUEM PODE
PARTICIPAR
São elegíveis profissionais em educação, professores, estudantes, familiares de estudantes, estudiosos da temática educacional, ativistas pelo direito à educação e comunidades escolares que se destaquem por suas atuações na promoção do direito à educação, da gestão escolar democrática, do Plano Distrital de Educação e de projetos político-pedagógicos que impactem os territórios em que as escolas se inserem.
Como funcionam
as indicações
Conselhos escolares, conselhos de classe, grêmios estudantis ou qualquer pessoa da comunidade escolar pode fazer indicações para o prêmio.
Os interessados deverão se inscrever e finalizar o cadastro de 20/06/2024 a 26/08/2024.
Os projetos enviados dentro dos requisitos contidos no Edital, serão inscritos automaticamente. Não há limite de envio de projetos por autor/coautor/responsável, contudo, será premiado apenas um projeto por autor.
ENTREGA DO
PRÊMIO E
ORGANIZAÇÃO
A entrega do 2º Prêmio Paulo Freire de Educação se dará em uma Sessão Solene no dia 26 de setembro de 2024 na Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Os projetos serão encaminhados à Comissão de Educação, Saúde e Cultura da CLDF, que selecionará três (03) finalistas de cada um dos eixos temáticos, totalizando quinze (15) projetos.