top of page
TESTE 2.png
Indicação de 1 prêmio de educação paulo freire

I PRÊMIO
PAULO FREIRE DE EDUCAÇÃO DA CÂMARA
LEGISLATIVA

Agrupar 1 copiar50_edited.png

Quem é Paulo Freire?

Paulo Reglus Neves Freire

foi alfabetizador, filósofo, pesquisador, escritor e secretário municipal de educação de São Paulo. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica, que entende a educação como meio de mudanças sociais e emancipação humana.

 

Nascido em Recife, em 1921 e falecido em 1997, o pernambucano é um dos grandes nomes da educação mundial e ficou conhecido internacionalmente por defender uma pedagogia amorosa, dialógica, baseada nas práticas sociais dos sujeitos e com vistas a libertação de todas as formas de opressão.

Entre as inúmeras obras publicadas estão as compõem a trilogia: “Pedagogia do Oprimido”, “Pedagogia da Esperança”, “Pedagogia da autonomia”.

Seu trabalho de alfabetização de adultos também é reconhecido mundialmente. Ele desenvolveu uma didática com processo de ensino-aprendizagem democrático e que ensina o trabalhador e a trabalhadora a ler a partir da sua realidade e criticá-la.

 

Paulo Freire compreendia que o sujeito aprende para se humanizar. De acordo com o educador, aprender é complemento da formação do sujeito como humano.

Esse grande educador foi nomeado doutor Honoris Causa de 28 universidades em vários países e teve suas obras traduzidas em mais de 20 idiomas. Por toda sua contribuição e importância para a educação, Em 2011, foi sancionada a Lei  Distrital nº 4.641,  que declara e educador  Paulo Freire Patrono da Educação do Distrito Federal e em 2012, foi sancionada a Lei  nº 12.612, que o declara

Patrono da Educação Brasileira.

O QUE É O
PRÊMIO

O Prêmio Paulo Freire de Educação da CLDF é uma forma de reconhecer publicamente e oficialmente pela CESC, a valorização de profissionais da área da educação, como professores, estudantes, familiares de estudantes, estudiosos da educação, ativistas pelo direito à educação e comunidades escolares. Pessoas que se destacam por suas contribuições na promoção do direito à educação, na gestão democrática, no Plano Distrital de Educação e em projetos político-pedagógicos que impactam as escolas públicas e seus territórios.

Apoiar, incentivar, valorizar e fortalecer projetos pedagógicos que estejam alinhados com o Currículo em Movimento da Educação Básica e a Lei de Gestão Democrática da Rede Pública do Distrito Federal.

OBJETIVOS

Memphis

QUEM PODE
PARTICIPAR

São elegíveis profissionais em educação, professores, estudantes, estudiosos da da educação, ativistas pelo direito à educação e comunidades escolares que se destacam na promoção:

  

- Do Direito à Educação;

- Da Gestão Escolar Democrática;

- Do Plano Distrital de Educação;

- De Projetos Político-Pedagógicos que impactem os territórios em que as escolas públicas se inserem.

Considerando as temáticas: 

- Educação para a Diversidade; 

- Cidadania e Educação em e para os Direitos Humanos; 

- Educação para a Sustentabilidade; 

- Educação no Campo; 

- Tecnologia e Inovações.”

COM FUNCIONA.png

Como funcionam
as
indicações

 Conselhos escolares, conselhos de classe,  grêmios estudantis ou qualquer pessoa da comunidade escolar pode fazer indicações para o prêmio. Os interessados deverão se inscrever e finalizar o cadastro de 15/07/2023 a 20/08/2023. Os projetos enviados dentro dos requisitos contidos no Edital, serão inscritos automaticamente.

Não há limite de envio de projetos por autor/coautor/responsável, contudo, será premiado apenas um projeto por autor.

Paulo Freire

ENTREGA DO
PRÊMIO E 
ORGANIZAÇÃO

 A entrega do 1º Prêmio Paulo Freire de Educação se dará em uma Sessão Solene no mês de setembro de 2023 na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Data a definir.

Os projetos serão encaminhados à Comissão de Educação, Saúde e Cultura da CLDF, que selecionará três (03) finalistas de cada um dos eixos temáticos, totalizando quinze (15) projetos.

COMO
FUNCIONA
A SELEÇÃO

COM FUNCIONA.png

Como conferir
o
edital

Confira o
resultado

Descubra todas as informações sobre o 1° Prêmio Paulo Freire de Educação!! Clique no botão abaixo para acessar o edital completo com detalhes exclusivos sobre o evento.

ENQUANTO EU LUTO.png
COM FUNCIONA.png
bottom of page