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Em noite de festa, CLDF celebra os vencedores do 2° Prêmio Paulo Freire de Educação

Atualizado: 8 de out.

Cerca de 1,4 mil pessoas lotaram a Praça dos Servidores e o auditório para prestigiar o evento



Foto: Jorge Monicci


Uma celebração à educação pública, gratuita e de qualidade.  Foi nesse clima que a Câmara Legislativa do DF realizou, nesta quinta-feira (26), o maior evento de sua história, a cerimônia de entrega da 2ª edição do Prêmio Paulo Freire de Educação (https://www.youtube.com/watch?v=lbOIEpdbiXY&t=33s). A sessão foi prestigiada por mais de 1,4 mil pessoas que lotaram a Praça dos Servidores e o auditório da Casa para reafirmar seus compromissos, como estudantes, professores e profissionais do ensino, com uma educação libertadora e democrática que valorize a cidadania e o desenvolvimento da sociedade.

“Hoje nós ocupamos essa casa com a Educação, que está representada aqui por cada um de vocês”, comemorou o presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (Cesc), deputado Gabriel Magno (PT), responsável pela realização do concurso.

Nesta edição, 264 projetos foram inscritos na premiação, que tem como objetivo reconhecer iniciativas educacionais inovadoras, transformadoras e alinhadas aos princípios formulados pelo pensador e educador Paulo Freire. Desse total, 25 projetos foram selecionados como destaques (veja relação abaixo), representando uma diversidade de ações e práticas que buscam enriquecer o processo de ensino e aprendizagem nas escolas do Distrito Federal. Seus representantes receberam troféus e certificados em reconhecimento ao trabalho realizado. Todos os inscritos foram contemplados com menções honrosas pela CLDF.

Os projetos apresentaram propostas que vão desde o desenvolvimento de metodologias ativas de ensino, como a aprendizagem por projetos e o uso de tecnologias digitais, até ações de fortalecimento da educação inclusiva, da promoção da igualdade de gênero, raça e etnia, e da valorização da cultura local. Exemplo deles foi a Escola Classe Beija Flor (Asa Norte), que promoveu uma apresentação musical com um grupo formado por alunos, professores e membros da comunidade. “Cada iniciativa destacou o poder transformador da educação e a capacidade de impactar positivamente a vida dos estudantes e suas famílias”, afirma Gabriel.

Participaram da Mesa o diretor de Políticas de Educação Especial do Ministério da Educação, Alexandre Mupurunga, o secretário-executivo do Ministério da Saúde , Swerdenberg Barbosa, a diretora do Sindicato dos  Professores do DF, Márcia Gilda, a diretoria da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), Liliane Machado, a reitora do Instituto Federal de Brasília (IFB), Veruska Machado, a diretora da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, (CNTE), Rosilene Corrêa, a deputada federal Érika Kokay (PT), integrantes da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e da Associação dos Docentes da Unb (Adunb).

Para Gabriel Magno, o sucesso do evento mostrou que, mesmo em tempos de ataques, a educação continua sendo um dos pilares mais importantes para o desenvolvimento de uma sociedade justa e democrática. Todas as iniciativas apreciadas pela banca examinadora ressaltaram a criatividade e o empenho dos profissionais da educação evidenciou a capacidade das escolas de se reinventar e adaptar suas práticas para oferecer uma aprendizagem significativa e relevante aos estudantes. “Saímos desta edição com a missão de encontrar um espaço maior para a realização da próxima edição do Premio Paulo Freire”.


Destaques do 2º Prêmio Paulo Freire de Educação

 

Educação sobre História e Cultura Afro-Brasileira, Indígena e Antirracista

INTEGRANTES

ESCOLA

PROJETO

Regina Recalde Cotrim

Gildenor De Araújo Sousa

Roberto Costa Schiavini

CEM 02 de Ceilândia

Crespas e Cacheadas

Valdeci Moreira De Souza

Geovana Yasmim Alves Souza

Miguel Alves De França Souza

André Alvez De França Souza

Artur Nunes Batista

Ester Mesquita Gouveia

CED 08 do Gama

CORPO FECHADO

Ana Cleia Ferreira Lima

Rosana Roriz Carneiro da Silva

CESAS

Identidade antirracista

Alcione Eugenia da Costa Lucena Erica Marcia Soares Sousa

CEI 05 de Taguatinga

Identidade e Diversidade na Educação Infantil: Povos Originários

Educação Ambiental e Patrimonial

INTEGRANTES

ESCOLA

PROJETO

Ana Vitória A. Silva

Manuella Christine P. Almeida, Maria Cecília N. Amorim

Lana Nicolly J. Caixeta

Breno F. Gusmão

Milena S. Andrade

Thamis F. S. Gomes

Escola Classe 16 de Planaltina

Didática e entretenimento na divulgação científica sobre as riquezas do bioma cerrado e a importância de sua preservação

Jayro Santos De Lana

Caio Giovanne Alves Da Cunha De Oliveira

Gian Carlo Pootz Barbosa

Bruno Henrique Sampaio Queiroz

Vitoria Caroline De Almeida Nobre FriasYasmin Raphaella Freitas Sampaio

Julia Dos Anjos Quadros

CEF 01 da Candangolândia

Análise de Fenômenos Climáticos com utilização de Estação Meteorológica Caseira no Centro de Ensino Fundamental 01 da Candangolândia

Edijane Amaral Silva

Glaucia Paloma Duarte dos Santos

Centro de Ensino Médio Taguatinga Norte - CEMTN

Revivendo a missão Cruls

Maria Theodora Rodrigues da Silveira

Francisca de Oliveira Andrade Cordeiro

Aurelice da Silva Vasconcelos

EC São Bartolomeu Campo de São Sebastião

Viva Verde Vida: Uma vivência de Educação Ambiental e Educação no/para o/do Campo

 

Cultura de Paz

INTEGRANTES

ESCOLA

PROJETO

Celiana Mota Rodrigues Soares

CEF 16 De Ceilândia

PROJETO DESIDERATA

Rosângela Soares Barros

EC 405 Norte

Educação para a Vida

Aline Paixão Lopes

CEF 120 de Samambaia

Ações de Combate à Violência

Jefferson Lopes

UIBRA

MUSICALIZAÇÃO E SOCIOEDUCAÇÃO

 Educação Inclusiva

INTEGRANTES

ESCOLA

PROJETO

Flávia Louredo Cardoso dos Reis

CEI 08 De Taguatinga

ATELIOTECA: Unindo a arte do fazer, ao prazer da leitura!

Gabriel Francisco Fernandes Vieira

Ana Clara dos Santos Campos

Cauã Velozo Rocha

CEM 02 de Brazlândia

Impressão 3D sustentável para PCD

Toda equipe escolar

CED 01 de Brasília (sistema prisional)

FEST'ART

Luciane Vaneli Mendes das Virgens

Escola Parque 303/304 Norte

DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA: vivenciando as dificuldades das pessoas com necessidades especiais e sua inclusão nas práticas desportivas

 

 

Práxis transformadoras nas Áreas do Conhecimento

INTEGRANTES

ESCOLA

PROJETO

Moacir Moura de Andrade Filho

CEMAB de Taguatinga

A Natureza e suas características matemáticas.

Janaina Santana Coutinho

Karine Nogueira Dias

Maria Derlane Viana Da Silva Debora Maria Santos Medeiros Juliana Pinheiro FerreiraSandra Lima De Oliveira FrancaDanúbia  Amorim da TrindadeAntônia Rodrigues dos SantosEliege Silveira MoraesKarina Lisboa BarbosaJosicleide de Jesus Barbosa

EC 831 de Samambaia

Jardim da escola, espaço de aprendizagem e experiências.

Jailson Araújo Carvalho

CEF 101 do Recanto das Emas

Experiência estética: caminhos para uma educação sensível

Ricardo Jardim Medeiros

Ana Carolina Conceição

CED 06 de Ceilândia

Odisseia

Nivian Paula Barros Viana Barreto

CEF Sargento Lima de Santa Maria

Projeto Caminho das Águas

Frizete de Oliveira

Ligia Gomes de Oliveira Santiago

EC 05 de Sobradinho

Projeto Pedagógico Colmeia Literária Com destaque para a atuação da Biblioteca Ziraldo e Sala das Histórias

Naegila Torquato Moreira

CEM 01 do Gama

Pérolas do CEM 01 do Gama

Edinéia Alves Cruz

EPNBraz

Comunidade de Aprendizagem Entusiasmada EPNBraz

 



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