Cerca de 1,4 mil pessoas lotaram a Praça dos Servidores e o auditório para prestigiar o evento
Foto: Jorge Monicci
Uma celebração à educação pública, gratuita e de qualidade. Foi nesse clima que a Câmara Legislativa do DF realizou, nesta quinta-feira (26), o maior evento de sua história, a cerimônia de entrega da 2ª edição do Prêmio Paulo Freire de Educação (https://www.youtube.com/watch?v=lbOIEpdbiXY&t=33s). A sessão foi prestigiada por mais de 1,4 mil pessoas que lotaram a Praça dos Servidores e o auditório da Casa para reafirmar seus compromissos, como estudantes, professores e profissionais do ensino, com uma educação libertadora e democrática que valorize a cidadania e o desenvolvimento da sociedade.
“Hoje nós ocupamos essa casa com a Educação, que está representada aqui por cada um de vocês”, comemorou o presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (Cesc), deputado Gabriel Magno (PT), responsável pela realização do concurso.
Nesta edição, 264 projetos foram inscritos na premiação, que tem como objetivo reconhecer iniciativas educacionais inovadoras, transformadoras e alinhadas aos princípios formulados pelo pensador e educador Paulo Freire. Desse total, 25 projetos foram selecionados como destaques (veja relação abaixo), representando uma diversidade de ações e práticas que buscam enriquecer o processo de ensino e aprendizagem nas escolas do Distrito Federal. Seus representantes receberam troféus e certificados em reconhecimento ao trabalho realizado. Todos os inscritos foram contemplados com menções honrosas pela CLDF.
Os projetos apresentaram propostas que vão desde o desenvolvimento de metodologias ativas de ensino, como a aprendizagem por projetos e o uso de tecnologias digitais, até ações de fortalecimento da educação inclusiva, da promoção da igualdade de gênero, raça e etnia, e da valorização da cultura local. Exemplo deles foi a Escola Classe Beija Flor (Asa Norte), que promoveu uma apresentação musical com um grupo formado por alunos, professores e membros da comunidade. “Cada iniciativa destacou o poder transformador da educação e a capacidade de impactar positivamente a vida dos estudantes e suas famílias”, afirma Gabriel.
Participaram da Mesa o diretor de Políticas de Educação Especial do Ministério da Educação, Alexandre Mupurunga, o secretário-executivo do Ministério da Saúde , Swerdenberg Barbosa, a diretora do Sindicato dos Professores do DF, Márcia Gilda, a diretoria da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), Liliane Machado, a reitora do Instituto Federal de Brasília (IFB), Veruska Machado, a diretora da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, (CNTE), Rosilene Corrêa, a deputada federal Érika Kokay (PT), integrantes da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e da Associação dos Docentes da Unb (Adunb).
Para Gabriel Magno, o sucesso do evento mostrou que, mesmo em tempos de ataques, a educação continua sendo um dos pilares mais importantes para o desenvolvimento de uma sociedade justa e democrática. Todas as iniciativas apreciadas pela banca examinadora ressaltaram a criatividade e o empenho dos profissionais da educação evidenciou a capacidade das escolas de se reinventar e adaptar suas práticas para oferecer uma aprendizagem significativa e relevante aos estudantes. “Saímos desta edição com a missão de encontrar um espaço maior para a realização da próxima edição do Premio Paulo Freire”.
Destaques do 2º Prêmio Paulo Freire de Educação
Educação sobre História e Cultura Afro-Brasileira, Indígena e Antirracista
INTEGRANTES | ESCOLA | PROJETO |
Regina Recalde Cotrim Gildenor De Araújo Sousa Roberto Costa Schiavini | CEM 02 de Ceilândia | Crespas e Cacheadas |
Valdeci Moreira De Souza Geovana Yasmim Alves Souza Miguel Alves De França Souza André Alvez De França Souza Artur Nunes Batista Ester Mesquita Gouveia | CED 08 do Gama | CORPO FECHADO |
Ana Cleia Ferreira Lima Rosana Roriz Carneiro da Silva | CESAS | Identidade antirracista |
Alcione Eugenia da Costa Lucena Erica Marcia Soares Sousa | CEI 05 de Taguatinga | Identidade e Diversidade na Educação Infantil: Povos Originários |
Educação Ambiental e Patrimonial
INTEGRANTES | ESCOLA | PROJETO |
Ana Vitória A. Silva Manuella Christine P. Almeida, Maria Cecília N. Amorim Lana Nicolly J. Caixeta Breno F. Gusmão Milena S. Andrade Thamis F. S. Gomes | Escola Classe 16 de Planaltina | Didática e entretenimento na divulgação científica sobre as riquezas do bioma cerrado e a importância de sua preservação |
Jayro Santos De Lana Caio Giovanne Alves Da Cunha De Oliveira Gian Carlo Pootz Barbosa Bruno Henrique Sampaio Queiroz Vitoria Caroline De Almeida Nobre FriasYasmin Raphaella Freitas Sampaio Julia Dos Anjos Quadros | CEF 01 da Candangolândia | Análise de Fenômenos Climáticos com utilização de Estação Meteorológica Caseira no Centro de Ensino Fundamental 01 da Candangolândia |
Edijane Amaral Silva Glaucia Paloma Duarte dos Santos | Centro de Ensino Médio Taguatinga Norte - CEMTN | Revivendo a missão Cruls |
Maria Theodora Rodrigues da Silveira Francisca de Oliveira Andrade Cordeiro Aurelice da Silva Vasconcelos | EC São Bartolomeu Campo de São Sebastião | Viva Verde Vida: Uma vivência de Educação Ambiental e Educação no/para o/do Campo |
Cultura de Paz
INTEGRANTES | ESCOLA | PROJETO |
Celiana Mota Rodrigues Soares | CEF 16 De Ceilândia | PROJETO DESIDERATA |
Rosângela Soares Barros | EC 405 Norte | Educação para a Vida |
Aline Paixão Lopes | CEF 120 de Samambaia | Ações de Combate à Violência |
Jefferson Lopes | UIBRA | MUSICALIZAÇÃO E SOCIOEDUCAÇÃO |
Educação Inclusiva
INTEGRANTES | ESCOLA | PROJETO |
Flávia Louredo Cardoso dos Reis | CEI 08 De Taguatinga | ATELIOTECA: Unindo a arte do fazer, ao prazer da leitura! |
Gabriel Francisco Fernandes Vieira Ana Clara dos Santos Campos Cauã Velozo Rocha | CEM 02 de Brazlândia | Impressão 3D sustentável para PCD |
Toda equipe escolar | CED 01 de Brasília (sistema prisional) | FEST'ART |
Luciane Vaneli Mendes das Virgens | Escola Parque 303/304 Norte | DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA: vivenciando as dificuldades das pessoas com necessidades especiais e sua inclusão nas práticas desportivas |
Práxis transformadoras nas Áreas do Conhecimento
INTEGRANTES | ESCOLA | PROJETO |
Moacir Moura de Andrade Filho | CEMAB de Taguatinga | A Natureza e suas características matemáticas. |
Janaina Santana Coutinho Karine Nogueira Dias Maria Derlane Viana Da Silva Debora Maria Santos Medeiros Juliana Pinheiro FerreiraSandra Lima De Oliveira FrancaDanúbia Amorim da TrindadeAntônia Rodrigues dos SantosEliege Silveira MoraesKarina Lisboa BarbosaJosicleide de Jesus Barbosa | EC 831 de Samambaia | Jardim da escola, espaço de aprendizagem e experiências. |
Jailson Araújo Carvalho | CEF 101 do Recanto das Emas | Experiência estética: caminhos para uma educação sensível |
Ricardo Jardim Medeiros Ana Carolina Conceição | CED 06 de Ceilândia | Odisseia |
Nivian Paula Barros Viana Barreto | CEF Sargento Lima de Santa Maria | Projeto Caminho das Águas |
Frizete de Oliveira Ligia Gomes de Oliveira Santiago | EC 05 de Sobradinho | Projeto Pedagógico Colmeia Literária Com destaque para a atuação da Biblioteca Ziraldo e Sala das Histórias |
Naegila Torquato Moreira | CEM 01 do Gama | Pérolas do CEM 01 do Gama |
Edinéia Alves Cruz | EPNBraz | Comunidade de Aprendizagem Entusiasmada EPNBraz |